Resumo

O estudo objetivou analisar o conhecimento de estudantes de escolas públicas sobre atividade física, através de uma abordagem quantitativa realizada com 296 jovens na faixa etária de 13 a 21 anos, em três escolas públicas na sede do município de Sobral – Ceará. Para coleta de dados foi aplicado um questionário, adaptado da pesquisa de Silveira e Silva (2011). Para a análise dos dados utilizamos a distribuição de frequências, através do programa SPSS 15.0. A maioria dos participantes (74,3%) afirmou que práticas de atividades físicas podem ajudar na prevenção da hipertensão arterial. Um percentual de 97,6% dosjovens demonstrou possuir conhecimento sobre o câncer de pele quando não relacionou a doença com a prática de atividade física. No entanto, em relação à ginástica localizada, apenas 38,9% dos jovens afirmaram que essa atividade é do tipo aeróbia, bem como apenas 29,1% apresentou conhecimento sobre a prática andar de bicicleta ser do tipo aeróbia. Os estudantes demonstraram um desempenho regular sobre o conhecimento das atividades físicas como método de prevenção de doenças e outras funções. É importante ressaltar que os mesmos precisam aprofundar seus conhecimentos, principalmente sobre as funções das práticas de exercícios físicos.

Acessar