Resumo

showed a need to expand the theoretical knowledge of PE undergraduate students.

Objetivo: avaliar o conhecimento dos estudantes de graduação de Educação Física sobre a saúde da mulher atleta. Métodos: Participaram do estudo 310 estudantes de ambos os gêneros, com idade média de 23,3±5,7 anos, dos segundo, terceiro e quarto anos ou períodos correspondentes, regularmente matriculados nos cursos de Educação Física do Centro Universitário de Jales (UNIJALES), Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF), Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? ? Campus de Rio Claro (UNESP), SP e, Universidade Federal de Lavras (UFLA), MG, Brasil. Utilizou-se como instrumento para a coleta dos dados um questionário autoaplicável elaborado pela autora, contendo 11 questões com perguntas a respeito do conhecimento do estudante de Educação Física sobre diferenças fisiológicas dos gêneros, interferência do ciclo menstrual no desempenho esportivo, interferência do uso de contraceptivos, incontinência urinária e Tríade da Mulher Atleta. Resultados: Dos entrevistados, 93,5% responderam sim, que existiriam diferenças fisiológicas entre os gêneros e que deveriam ser levadas em consideração no momento da prescrição de exercícios. Dos respondentes, 79,4% apontaram que a menstruação atrapalha o desempenho da atleta. Quando questionados sobre se a menstruação poderia atrapalhar o desempenho da atleta durante uma competição, 80% responderam que sim. Foi perguntado se existiria algum período do ciclo menstrual em que o treinamento seria melhor, 81% responderam que sim.

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