Conhecimento Declarativo de Docentes Sobre a Prática de Lutas, Artes Marciais e Modalidades Esportivas de Combate nas Aulas de Educação Física Escolar em Pelotas, Rio Grande do Sul

Por: , e Joel Maurício Corrêa Fonseca.

Pensar a Prática - v.16 - n.2 - 2013

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar o conhecimento e aplicação do conteúdo lutas nas aulas de educação física pelos professores da rede escolar da cidade de Pelotas/RS. Participaram 69 professores, que responderam a questionário previamente validado para conhecer a relação entre lutas e educação física escolar. A análise inferencial foi feita via aplicação dos testes Binomial e Qui-Quadrado, utilizando-se 5% como nível de significância. A maior parte (91,3%) dos professores não contemplava as lutas em suas aulas, embora apenas 6,25% consideraram este conteúdo inadequado para o ambiente escolar. A alegação para não se trabalhar tal conteúdo envolveu falta de instrução (46,3%) ou de condições físicas da escola (20%), e ausência de ter especialista colaborador (11,3%). Processos de educação continuada podem auxiliar na modificação desse cenário.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.