Conhecimento Sobre Pressão Arterial e Nível de Colesterol Entre Universitários de Diferentes Formações

Por: Andressa Moura Costa, Camilla Melo de Jesus, Daniely Bento Farias, Lídia Acyole de Souza Oliveira, Maria Luíza Almeida, Nathalia Costa Melo e Silva e Samanta Garcia de Souza.

40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE

Send to Kindle


.Resumo

INTRODUÇÃO: contribui para que muitos indivíduos negligenciem sua existência e trate seus sintomas com terapias não farmacológicas. A literatura tem apresentado que a falta de conhecimento e controle são os principais desafios para o tratamento e combate à doença. Analisar o conhecimento de universitários sobre a pressão arterial e nível de colesterol em diferentes formações. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, composto por estudantes universitários dos cursos de Medicina, Direito e Engenharia Civil de uma universidade de ensino privado em Anápolis, Goiás. Para a coleta de dados utilizou-se o questionário Perfil do Estilo de Vida Individual (PEVI) de Nahas et al. (2000), composto por 15 questões envolvendo os 05 componentes: Nutrição, Atividade Física, Comportamentos Preventivos, Relacionamentos Sociais e Controle do Estresse. Para cada questão tem-se as seguintes opções resposta de respostas: "nunca", "as vezes", "quase sempre" e "sempre. Neste recorte utilizou-se a seguinte questão do componente Comportamentos Preventivos "Você conhece sua pressão arterial e nível de colesterol?". Foi utilizada a estatística descritiva. RESULTADOS: Participaram do estudo 518 universitários, com média de idade de 22,0 ± 4,0 anos dos quais 53,3% eram mulheres (n=276) e 46,7% eram homens (n=242). Quanto à distribuição dos cursos, 226 eram alunos de Medicina, 139 de Engenharia Civil e 153 de Direito. Observou-se que 29,7% (154) "sempre" buscam conhecer sua pressão arterial e níveis de colesterol. Entretanto, na análise por curso, a maioria dos estudantes de Direito (30,1%/46) e Engenharia Civil (33,1%/46) afirmaram que "as vezes" buscam conhecer sua pressão arterial e níveis de colesterol. CONCLUSÃO: Os dados aqui encontrados refletem o que acontece com a população, no qual, aqueles que não estão envolvidos na área da saúde por vezes não estão informados ou não compreendem a importância de conhecer e controlar esses importantes indicadores de saúde e, principalmente, a pressão arterial. Estudos complementares são necessários, bem como ações de conscientização.

Endereço: http://celafiscs.org.br

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.