Resumo

Introdução: O futebol é caracterizado pelo seu contexto situacional diversificado, imprevisível e aleatório, de cooperação e oposição em simultâneo, exigindo dos jogadores comportamento tático-estratégico permanente. Assim, para um bom desempenho no esporte é necessária boa capacidade de tomada de decisão, resultado da interação entre os processos percepto-cognitivos como a atenção, antecipação e a memória. Desta maneira, torna-se necessária, para um melhor acompanhamento dos atletas e desenvolvimento do processo de treinamento, a avaliação quanto ao seu conhecimento tático. Objetivo: Nessa perspectiva, o objetivo desse estudo é identificar se os atletas de futebol do Projeto esporte na escola têm tomadas de decisões de grau mais eficientes nos momentos de ataque ou de defesa, considerando seu conhecimento tático declarativo. Materiais e Métodos: Participaram desse estudo 70 praticantes de futebol do gênero masculino, com idades entre 11 a 15 anos. Para análise dos dados, os atletas responderam a um formulário ao que consideram como a mais eficiente opção às duas situações de ataque (SA1e SA2) e duas de defesa (SD1 e SD2) apresentadas em vídeo. Cada situação apresentava 5 opções de resolução a serem analisadas pelo avaliado, não existindo certas ou erradas, mas sim, mais ou menos eficientes. Foram atribuídos pontos de acordo com as opções táticas escolhidas, 3 (pouco eficiente), 5 (razoavelmente eficiente), 7 (eficiente), 9 (bem eficiente) e 11 (muito eficiente), sendo atribuído um escore final para ataque e um para defesa, resultado da soma dos scores de cada fase do jogo. Para análise final dos dados foi usado o software IBM SPSS 24 para analisar a frequência e o percentual do grupo estudado nas duas situações de ataque e de defesa. Resultados: Pôde-se observar através dos resultados que 91,4% dos sujeitos na SD1 e 72,8% na SD2 apresentaram decisões entre eficiente e muito eficiente, enquanto nas SA1 e SA2, 65,7% e 94,2% respectivamente. Conclusões: Conclui-se que os sujeitos apresentaram maior eficiência nas tomadas de decisões em situações defensivas, entretanto a eficiência nas situações de ataque também foi significativa. Os resultados permitem inferir que os sujeitos avaliados possuem um bom conhecimento tático declarativo em ambas as fases do jogo.

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