Conhecimento e Trabalho Pedagógico com as Camadas Populares no Ensino Público: o Curso de Licenciatura em Educação Física da Ufrj

Por: Marcia Moreno Quelhas.

1996 19/07/1996

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Resumo

O presente estudo trata da formação profissional em Educação Física e da relação desta com o ensino público de primeiro e segundo graus, ensino este frequentado em sua maioria pelas camadas populares de nossa sociedade. Estudando o caso do curso de licenciatura em Educação Física da UFRJ e levando em consideração que este possui um grupo de disciplinas obrigatórias e de conteúdo específico da área, o qual se constitui na formação básica para todos os alunos, o estudo teve como objetivos verificar que conhecimento fundamenta estas disciplinas, como este se articula pedagogicamente com realidade do ensino público e se tentam buscar soluções ,para problemáticas encontradas neste contexto. A coleta de dados utilizada na pesquisa envolveu fontes documentais, entrevistas e discussões através de grupos de trabalho, constituindo-se estes em instrumentos que articulados buscaram demonstrar como se encontra a relação conhecimento trabalho pedagógico/camadas populares, no referido curso de Educação Física. Concluímos que o processo de trabalho pedagógico e o trato com o conhecimento no curso de licenciatura em Educação Física da UFRJ, na sua formação básica, ainda reforça arelações sociais vigentes no modo de produção capitalista afastando –se assim de uma perspectiva de transformação social onde se inclui a emancipação das camadas populares e o compromisso como ensino público.

Endereço: http://www.dme.ufrj.br/~posgrad/mestrado/PG106-1996.html

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