Conhecimentos e Competências de Formação do Treinador de Crianças e Jovens

Parte de Psicologia do Esporte - da Escola a Competição . páginas 181 - 209

Resumo

Milhões de jovens participam desportivamente sob formas organizadas durante um período das suas vidas que é crítico para o seu desenvolvimento pelo que o papel do desporto deve ser considerado muito importante pela sociedade (GILBERT, GILBERT, & TRUDEL, 2001b). 
O desporto juvenil tem a possibilidade de favorecer três objectivos fundamentais para o desenvolvimento das crianças e jovens (CÔTÉ, 2009a): 
i)     Oportunidade para serem fisicamente activos;
ii)    Possibilidade de desenvolvimento psicossocial através da cooperação, disciplina, liderança e auto-controlo e 
iii)    Papel determinante na aprendizagem das habilidades e competências motoras. 
Além disso, uma experiência desportiva precoce pode determinar a futura participação desportiva (GILBERT, GILBERT, & TRUDEL, 2001a) e hábitos de actividade física relacionados com a saúde ao longo da vida.
A especificidade da formação desportiva de crianças e jovens deve ser encarada de acordo com as suas multifacetadas aplicações, pois os contextos de prática podem ser profundamente diversificados. Com efeito, o ingresso no processo desportivo pode ser encarado pelos jovens como uma forma de lazer; manutenção da saúde e incremento da forma física, pela influência de um ídolo, pela influência parental, entre outros

Acessar