Conhecimentos e Percepções de Estudantes do Curso de Educação Física da Universidade Federal de São Paulo: Uma Análise a Partir da Divisão do Currículo em Licenciatura e Bacharelado

Por: Felipe Lopes Terrão.

Educação e Emancipação - v.10 - n.2 - 2017

Send to Kindle


Resumo

A divisão do curso de educação física em dois currículos distintos, licenciatura e bacharelado, impõe ao estudante a escolha pelo campo de atuação profissional. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo transversal com abordagem qualitativa é investigar os conhecimentos e percepções de estudantes do curso de educação física sobre a divisão do currículo e a influência dessa mudança na escolha pelo curso da Universidade Federal de São Paulo. Para tanto, a metodologia se fundamenta no emprego de um questionário socioeconômico junto a 21 estudantes do curso para caracterizá-los e investigar o perfil socioeconômico dos mesmos e na realização de 12 entrevistas semiestruturadas com ingressantes e concluintes utilizando para análise os conceitos de capital cultural e habitus. As análises das entrevistas, a luz do referencial teórico proposto, mostram uma postura critica com relação a divisão do currículo de educação física. Por outro lado, as respostas sobre a escolha pela Universidade Federal de São Paulo indicam que o reconhecimento acadêmico e o prestigio social da Universidade influenciaram na escolha pelo curso de educação física desta instituição.

Endereço: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7395

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.