Conhecimentos, Hábitos de Lazer e Qualidade de Vida de Alunos Participantes do Projeto Educação Física na Escola Integrada

Por: D. R. A. B. Rodrigues, E. S. Leal, Katia Regina de Sá, Kely Cristina F. Bastos, R. G. Ferreira e Roberto Simão Moreira Junior.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivos:
Realizar diagnóstico que possibilite reconhecer o que os alunos participantes do projeto de Extensão Educação Física na Escola Integrada (PEEFEI) já experimentaram no Programa Escola Integrada (PEI), quais modalidades os mesmos sabem praticar, como ocupam o tempo livre e como avaliam a sua qualidade de vida.

Métodos e Resultados:
Trata-se de um estudo descritivo realizado com 222 alunos de 5 escolas municipais de Belo Horizonte, através de questionário contendo 4 questões. Os resultados apontam que as atividades mais presentes nas experiências vivenciadas no PEI são o Futsal, Jogos/Brincadeiras e Dança. Estas também são as atividades que mais de 80% dos alunos afirma saber praticar. Voleibol, Handebol, Natação, Capoeira, Basquete e Ginástica também foram citadas. Assistir televisão foi a atividade mais presente na ocupação do tempo livre fora da escola, citada por 92% da amostra, seguida por visitar amigos ou parentes, Jogos Eletrônicos, Leitura, Internet, Praticar Esportes, Dançar. Ao avaliarem a própria qualidade de vida, 58% dos alunos a consideram muito boa, 31% a consideram boa, 6,1% regular, 2,8% ruim e 2,1% péssima.

Conclusão:
Conclui-se que Futebol, Jogos/Brincadeiras e Dança são as modalidades mais experimentadas no PEI e também são as modalidades que os alunos mais dominam. Basquete e Ginástica são modalidades que os alunos afirmam conhecer além do que foi experimentado no PEI. Assistir TV é a atividade de lazer mais citada e a menos citada é Dançar. Os alunos fazem uma avaliação positiva da sua qualidade de vida.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.