Consciência Profissional de Professores de Educação Física da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo.

Por: .

316 páginas. 1991 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Esta tese avalia o impacto de uma metodologia de Prática de Ensino inspirada ,na reflexão de Martin Heidegger a respeito do cuidar, pautada pelos princípios da ,aprendizagem significativa de David Ausubel e da psicologia humanista de Cari Rogers ,sobre a dimensão relacional de 09 (nove) alunos-mestres (a.m.) matriculados no quarto ,ano do Curso de Licenciatura em Educação Física. A análise grupai e as análises temáticas individuais foram organizadas em três ,sub-tópicos, abordando o relacionamento entre: a) a.m. e seus alunos, b) a.m. e seus ,pares e c) a.m. e formadora. As fontes são representadas petos planos-de-aula e ,relatórios pós-aula dos a.m., dos registros de observação da formadora e de outros ,a.m. e da transcrição das reuniões grupais semanais, durante um semestre letivo. O estudo infere que os princípios propostos mostraram-se capazes de estimular ,a reflexão sobre a própria prática, tendo-se percebido progressos nas auto-percepções ,técnica e emocional dos a.m.. Além de conter um relato detalhado da trajetória ,percorrida por cada a.m., a pesquisa resultou em lições úteis aos formadores de ,professores: ,1) é recomendável avaliar o a.m. conjugando-se a atenção ao discurso com a ,observação da ação; ,2) a organização dos a.m. em duplas, exceto durante as regências, mostrou-se valiosa ,para seu desenvolvimento pessoal recomendando que as habilidades para tecer e ,receber críticas recebam especial atenção durante o processo formativo; ,3) a escolha dos procedimentos didáticos dos a.m. baseou-se num perfil de professor ,que desejavam, nas suas representações sobre os alunos e na crença sobre as ,possibilidades de resultados oferecidas por diferentes estilos de ensino; ,4) existe ligação entre dificuldades relacionais com os alunos e percepção negativa ,sobre os mesmos, parecendo ser o autoritarismo e a não aceitação dos alunos as ,características que mais prejudicam um relacionamento positivo, como também ,existe ligação entre relacionamento positivo e percepção positiva; ,5) a ansiedade, a instabilidade ou perda do controle emocional perante a classe ,parecem não resultar negativamente sobre o comportamento do grupo desde que ,compensadas por atitudes relacionais positivas do a.m., principalmente a ,demonstração de interesse pela classe; ,6) o a.m. deve ser incentivado a insistir em interações que visem estabelecer ,comportamentos socialmente aceitáveis dos alunos; ,7) parece não ser recomendável buscar-se formar um tipo uniforme de professor.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1271&listaDetalhes%5B%5D=1271&processar=Processar

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.