Considerações Finais

Parte de Diretrizes e Recomendações Para Pessoas com Deficiência Que Participam de Programas e Projetos Esportivos: Programa Desafio Rotina Saudável . páginas 77

Resumo

Refletir sobre o contexto da inclusão significa percorrer campos distintos, entre eles certamente o esporte, que de certa forma também acolhe os excluídos55. Portanto, é cada vez mais marcante o apelo do caráter inclusivo do esporte para pessoas com deficiência vivenciado por aqueles que não se encontram nos moldes de normalidade ou excepcionalidade positiva. Os valores da inclusão estão pautados no contexto do reconhecimento da diferença e no respeito a ela. Respeito este que só brota do conhecimento das diferenças através do conviver – “viver-com” –, da abertura, da relação, do relacionar-se. Assim, observamos que a prática esportiva, passa a ser utilizada como meio de auxílio às pessoas com deficiência, em busca de sua readaptação na sociedade, pelos diversos benefícios produzidos no campo biopsicossocial passando a ser um legado social na vida do deficiente. Esse legado social, aqui é entendido como um conjunto de mudanças estimuladas por práticas esportivas pedagogicamente bem orientadas, que contribuem de modo fundamental para readaptação da sociabilidade do deficiente, seja nos aspectos de saúde (reabilitação motora, uso de medicamento, mobilidade); da sociabilidade (autoestima, autoconfiança, interação); do acesso à tecnologia (cadeiras esportivas, órteses e próteses) e dos aspectos financeiro (emprego, renda). Verificamos que a partir da rede colaborativa criando e multiprofissional visando a continuidade da atenção as pessoas com deficiências participantes de projetos esportivos devem ser para além da sua habilidade e capacidade técnica esportiva, deve visar os aspectos bio-fio – psicoemocinal do individual, ou seja o ser integral, mente, corpo e espírito em equilíbrio.