Considerações Sobre o País do Futebol: Mídia e Copa do Mundo no Brasil

Por: Édison Luis Gastaldo.

XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho relaciona o discurso midiático à Copa do Mundo no Brasil. Em uma revisão crítica acerca da constituição social dos "meios de comunicação de massa", discuto o processo pelo qual a mídia atua na sociedade, a partir da noção de "mediação". A partir de dados sobre a audiência e foco temático na televisão brasileira durante a Copa do Mundo de 1998, analiso o papel desempenhado pela mídia na construção social do interesse pela Copa do Mundo no Brasil. Sem pretender negar a legitimidade do interesse social pelo futebol no Brasil, destaco, entretanto, a participação da mídia neste processo.

Endereço: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2002/Congresso2002_Anais/index.html

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.