Considerando os Interesses dos Alunos na Reconstrução da Disciplina de Educação Física

Por: Ingrid Marianne Baecker, Isabel Cristina Baggio e Luciana Homrichde Cecco.

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

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Resumo

Em meio às discussões sobre as novas diretrizes na área educacional, seguidas do processo de implementação e avaliação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, refletimos sobre a disciplina de Educação Física na Escola Estadual Marieta D’Ambrósio de Santa Maria-RS. Pretendeu-se oportunizar a participação dos alunos desta escola no processo de reconstrução da disciplina, considerando seusJnteresses na escolha dos temas da cultura corporal de movimento a serem desenvolvidos durante as aulas. Esta escolha se deu a partir de reflexões feitas com os alunos sobre as diferentes possibilidades de trabalho com os elementos da cultura corporal de movimento e da ans respostas a dois questionários realizados com os alunos de 1a à 8a séries que freqüentavam esta escola. A partir das preferências apontadas por estes, foram ampliadas as temáticas trabalhadas nas aulas de Educação Física, como por exemplo o resgate da cultura infantil, através de jogos com diferentes materiais e possibilidades de expressão do movimento e a inclusão da dança e da capoeira no planejamento das aulas. Concluiu-se que esta experiênciafoi umpasso importante para a compreensão dos professores e alunos de que o currículo é uma construção social que se dá conjuntamente, o que é fundamental para contribuição para o desenvolvimento do processo de democratização de saberes e ações na escola.

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