Consórcio de Pesquisa: Relato de Uma Experiência Metodológica na Linha de Pesquisa em Atividade Física, Nutrição e Saúde do Curso de Mestrado em Educação Física da Ufpel

Por: .

Revista Brasileira Atividade Física & Saúde - v.14 - n.3 - 2009

Send to Kindle


Resumo

Dois eixos principais estruturam o curso de mestrado da Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL): de um lado, uma série de disciplinas voltadas para a formação de uma base de conhecimento da área de Educação Física, e de outro, disciplinas de orientação eminentemente práticas, que oportunizam a refl exão sobre temas e tradução do aprendizado teórico para a situação de pesquisa. Como estratégia para maximizar esforços, com o envolvimento de todos os professores e alunos, e minimizar os custos de pesquisas realizadas individualmente, a linha de pesquisa de Atividade Física, Nutrição e Saúde procurou utilizar uma metodologia de trabalho pouco difundida entre os programas de Pósgraduação na área de Educação Física: o consórcio de pesquisa. Essa metodologia culminou na realização de um trabalho de campo único, na forma de um estudo transversal de base populacional, em que todos os mestrandos participaram de maneira integral, obtendo dados para suas dissertações. Essa estratégia garantiu a formação de mestres em Educação Física com forte base teórica e com experiência de preparação e condução de um trabalho de campo. Além disso, foi possível manter um tempo de titulação abaixo de 24 meses para todos os alunos. O consórcio de pesquisa é uma estratégia que pode ser expandida para outros programas de pós-graduação da área.

Endereço: http://www.sbafs.org.br/_artigos/278.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.