Resumo

A Química e sua relação com o esporte vêm desempenhando um papel fundamental, através dos avanços científicos e tecnológicos para o surgimento de novas substâncias e materiais. Devido a sua grande relevância social e por ser um assunto de conhecimento dos estudantes, a temática “esporte” foi escolhida para o desenvolvimento desta pesquisa, sendo realizada uma abordagem diferenciada para trabalhar os conteúdos científicos de Química Orgânica, com estudantes da terceira série do ensino médio pertencentes a uma escola pública estadual da cidade de Santa Maria, RS, Brasil. A partir do trabalho desenvolvido com os alunos durante o ano letivo de 2013, foram abordados diferentes assuntos, tais como: a química dos materiais esportivos, através da realização de debates e discussões sobre os avanços científicos e tecnológicos nos esportes, o histórico e a evolução dos materiais esportivos e o estudo dos polímeros; a bioquímica do exercício físico, em que foram abordados assuntos relacionados aos cuidados necessários com a alimentação, ao estudo dos diferentes nutrientes presentes nos alimentos, o metabolismo celular e a bioenergética; assim como o estudo das substâncias proibidas nos esportes, os efeitos desejados pelos atletas em competições e os efeitos colaterais ocasionados pela ingestão indevida destas substâncias. Os dados desta pesquisa foram coletados a partir de questionários, produções textuais, trabalhos de pesquisa, e registros da pesquisadora com relação ao desenvolvimento das intervenções, sendo analisados através da análise textual discursiva. Dentre as atividades deste trabalho, destacamos a realização do experimento de síntese do náilon 6,6, a confecção de um glossário como material paradidático, intitulado “A, B, C...da Química e do Esporte”, e Estudo de caso através da resolução de diversos casos referentes ao doping nas Olimpíadas de 2012. Podemos evidenciar a partir dos resultados desta pesquisa que a utilização da temática “esporte” favoreceu a compreensão de conhecimentos científicos de química e sua relação com outras áreas do conhecimento, através do desenvolvimento de metodologias de ensino que permitiram a participação ativa dos estudantes, promovendo um maior interesse e envolvimento dos mesmos durante a realização das atividades no âmbito escolar.

Acessar