Editora UDESC. Brasil 2012. 704 páginas.

Sobre

Prefácio

A assertiva da alegria, satisfação ou até honra embate-se com a responsabilidade, dificuldade e receio em elaborar o prefácio de uma obra que é síntese das contribuições de um importante evento científico. Ao ser convidado para tal tarefa não hesitei em aceita-la, pois me pareceu como um imenso desafio apresentar uma plêiade de especialistas, estudiosos, pesquisadores em diferentes eixos temáticos da formação e desenvolvimento profissional. Por mais vasto que seja o conhecimento de uma pessoa, devo destacar que hoje em dia, por contingências do próprio acúmulo temporal do conhecimento e aliado às novas tecnologias, seria difícil ou quase impossível de dominá-lo. Desta forma, apenas uma pessoa, no caso o prefaciador, ter o conhecimento de todas as nuances, todos os labirintos, todas as possibilidades, enfim, toda a complexidade que tomou conta do campo profissional em Educação Física, seria ingloriosa a sua tarefa.

Contudo, farei a grata tarefa de destacar, tanto os eixos temáticos (identidades concretas) como os seus componentes.

O primeiro eixo temático, sob a denominação “Construção da identidade profissional em Educação Física”, agrupa textos dos professores Carlos Januário, Isabel Mesquita, Robyn Jones, Joana Fonseca, Luciana De Martin Silva, Juarez Vieira do Nascimento, Gelcemar Oliveira Farias, Paula Maria Fazendeiro Batista, Ana Luisa Pereira, Amândio Braga dos Santos Graça, Samuel de Souza Neto, Larissa Cerignoni Benites, Roberto Tadeu Iaochite e Cecilia Borges.

Os “Desafios dos estágios na formação inicial em Educação Física” são abordados no segundo eixo temático pelos professores Alberto Albuquerque, João Lira, Rui Resende, Marcos Garcia Neira, Giovani De Lorenzi Pires, Alcyane Marinho, Priscila Mari dos Santos, Ieda Parra Barbosa Rinaldi, Juliana Pizani e Pablo Juan Greco.

O terceiro eixo temático contempla os “Desafios das práticas pedagógicas na formação inicial em Educação Física” a partir das contribuições dos professores Mariângela da Rosa Afonso, Nice Nocchi, Mariana Afonso Ost, Glauco Nunes Souto Ramos, Lílian Aparecida Ferreira, Edison Roberto de Souza e Alba Regina Battisti de Souza.

O quarto eixo temático tem como proposta abordar os “Conhecimentos para formação e intervenção profissional em Educação Física” e os professores autores Dagmar Hunger, Juliana Martins Pereira, Camila Borges, Fernanda Rossi, Daniel Marcon, Juarez Vieira do Nascimento, Amândio Braga dos Santos Graça, Jeane Barcelos Soriano, Priscilla Maia da Silva, Anísio Calciolari Junior e Valmor Ramos. A “Formação inicial e intervenção profissional em Educação Física” compreende o quinto eixo temático, tendo como protagonistas os professores Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva, Ricardo Rezer, Vicente Molina Neto, Rosane Kreusbrug Molina, Lisandra Oliveira e Silva, Tânia Rosane Bertoldo Benedetti, Sueyla Ferreira da Silva dos Santos, Silvio Aparecido Fonseca, Juarez Vieira do Nascimento, Mauro Virgilio Gomes de Barros, Alex Antonio Florindo, Alessandro Nicolai Ré, Marília Velardi, Luiz Mochizuki, Paulo Cesar Montagner, Alcides José Scaglia, Katherine Grace Amaya, Rita de Cássia Garcia Verenguer e Alexandro Andrade.

Finalmente, o último eixo temático expõem a temática “As Redes de Pesquisa e Associações de Ensino e a formação em Educação Física”, tendo como timoneiros os professores Ana Maria Alvarenga, Gelcemar Oliveira Farias, Silvio Aparecido Fonseca, Juarez Vieira do Nascimento, Mathias Roberto Loch, Aldemir Smith Menezes, Wallacy Milton do Nascimento Feitosa e Alex Antonio Florindo.

Com a apresentação dos eixos temáticos e seus autores, vale destacar a atualidade e a pertinência, além da serventia deste instrumento de consulta e de divulgação, o qual foi gestado para suprir as possíveis lacunas na temática escolhida e que dá título à obra.

Assim, almejo uma leitura profícua, ainda mesmo que não se tenha esgotado os problemas enfrentados na formação inicial em Educação Física. 

Florianópolis, abril de 2012.

Viktor Shigunov

Arquivo