Construção de Catálogo de Meios Para Registrar e Analisar as Cargas de Treinamento em Tenistas de Elite Através do Modelo de Planejamento, Registro e Análise da Carga de Treinamento (practe)

Por: Adolfo Emmanuel Nandayapa Jimenez.

2020

Send to Kindle


.Resumo

O objetivo do presente estudo foi construir um Catálogo de Grupos de Meios de Treinamento (CGM) para o tênis, para registrar e analisar as cargas de treinamento executadas por jogadores de tênis de elite durante um microciclo no período da pré-temporada. A primeira fase do estudo consistiu na elaboração do CGM por meio da revisão da literatura. Nessa fase, os grupos de meios foram classificados em três dimensões de acordo com suas especificidades: Grupo de Meios de Treinamento Geral (GMTG), Grupo de Meios de Treinamento Direcionado (GMTD) e Grupo de Meios de Treinamento Especial (GMTE). Na segunda fase foi realizada a observação dos treinamentos de 4 jogadores de tênis do sexo masculino ranqueados entre os vinte primeiros a nível nacional e entre os quinhentos melhores a nível internacional. Para a observação, foram utilizadas quatro câmeras de vídeo Go-Pro HERO 5®. Todos os treinamentos em quadra durante o microciclo da pré-temporada 2019 foram registrados. Posteriormente, utilizando o software KINOVEA® versão 0.8.27, foram registradas a duração do tempo efetivo e duração do tempo total de treinamento utilizando a análise notacional. Do mesmo modo, foram registrados e tabulados os GMTE mediante uma ficha de registro e do software Microsoft Office Excel 365®. Na terceira fase do estudo foram analisados, com uso da estatística descritiva, os GMTE em termos dos parâmetros da carga, da magnitude, da estrutura e da dinâmica. Foram registrados um total de 9 GMTE entre os 30 que conformaram essa dimensão. Os resultados referentes ao parâmetro magnitude apresentaram concordâncias em relação aos intervalos de esforço e recuperação que a literatura pontua (1:3) para o tênis. Através da análise da magnitude e da estrutura dos GMTE, foram identificadas diferenças na duração do tempo efetivo em quadras de superfície de saibro e de superfície dura. Finalmente, por meio do parâmetro dinâmica foram observadas diferenças dos GMTE nos treinamentos dos 4 jogadores ao longo da semana. Diante disso, a construção do CGM para o tênis se mostrou uma ferramenta útil, com alto potencial de contribuição no processo de registro e análise pelos treinadores para o planejamento das cargas da modalidade.

Endereço: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10827342

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.