Construção da Docência: Trajetórias de Professores de Ginástica no Ensino Superior

Por: .

135 páginas. 2010 16/12/2010

Send to Kindle


Resumo

Esta pesquisa tratou da trajetória de formação de docentes que ministram disciplinas de ginástica na Educação Física no Ensino Superior. O problema que norteou o estudo foi: a formação acadêmica e profissional de docentes e as experiências vividas na área da ginástica podem contribuir para o exercício da docência nesta disciplina no Ensino Superior? De que maneira? Sendo assim, o objetivo geral foi conhecer e refletir sobre trajetórias de construção de docência, em especial, a docência em Ginástica no Ensino Superior e os objetivos específicos se configuraram da seguinte maneira: discutir e refletir sobre a relação entre experiências e a prática da ginástica com o exercício da docência nesta área; a formação acadêmica em Educação Física e a formação profissional em ginástica; as possíveis contribuições das experiências formativas na atuação docente em ginástica no Ensino Superior. O estudo, de natureza qualitativa, foi realizado por meio de pesquisa empírica cujos instrumentos de coleta de dados foram: questionário com perguntas fechadas, abertas e dependentes e também entrevista semiestruturada. A pesquisa foi efetuada com oito docentes, que ministram disciplinas de ginástica, atuantes em oito Instituições de Ensino Superior da Região Metropolitana de Campinas/SP. Os dados foram analisados à luz do referencial teórico sobre a Formação Docente e a Ginástica no Ensino Superior. Com relação às experiências dos professores, vivenciadas em ginástica antes, durante e após o início da docência no Ensino Superior, os resultados apontaram que a maioria destes possui grande envolvimento com a área, como ex-praticantes, dirigindo grupos e equipes gímnicas e também participando de eventos acadêmicos e científicos. Identificamos também, por meio dos dados obtidos, que as experiências vividas fora da formação acadêmica são importantes fontes de contribuição para o exercício da docência, que permitem aos professores um maior conhecimento da realidade profissional. Portanto, consideramos que a construção dos saberes docentes não se inicia nem finda com a entrada na profissão docente e que as trajetórias de vida e as experiências constituem um saber dinâmico, o qual pode e deve estar em constante transformação e diálogo com a realidade momentânea. Entendemos que estudos como este, sobre a formação docente, podem subsidiar discussões em torno de uma prática educativa, que aspire às transformações por meio da formação de indivíduos mais reflexivos e comprometidos com a educação de qualidade.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?listaDetalhes%5B%5D=1656&processar=Processar

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.