Construção dos Corpos Sociais no Brasil no Espaço Público e Privado Apartir da Identidades do Homem e da Mulher na Abordagem de Gilberto Freyre

Por: Cátia Pereira Duarte.

IX Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Muitos estudos de natureza sociológica retratam principalmente o período correspondente ao século XIX no Brasil, servem como fonte teórica e histórica para as discussões de gênero na sociedade brasileira. Éo caso da obra "Sobrados e Mucambos" de Gilberto Freyre: uma descrição de natureza interpretativa, rica em detalhes e padrões comportamentais, que expõe a situação da mulher e do homem brasileiros no contexto patriarcal. De acordo com a descrição de Freyre, as bases conceituais do sistema se faziam presentes através do vestuário, dos costumes, da sexualidade, e dos corpos com seus contornos e plasticidades que visavam demarcar uma ordem de gênero e hierarquia de classe social. Levantamos duas questões que sulearam este estudo.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.