Resumo

A avaliação tem sido um tema recorrente nas discussões sobre as práticas pedagógicas na escola e especificamente dentro da área da Educação Física. A escolha do tema se justifica na medida em que consideramos necessário desvendar e minimizar o discurso dominante sobre a desvalorização dos saberes e das práticas dos docentes. Trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo estudo de caso onde abordamos os professores de Educação Física, das Escolas da Rede Municipal de Pelotas – RS, que estão inseridas no projeto de implementação do ensino fundamental de 9 anos de duração. O instrumento utilizado para a coleta de informações foi a entrevista semi-estruturada, na qual foi gravada, transcrita e, posteriormente interpretada através da análise de conteúdo. Ao longo da revisão de literatura, sinalizamos: a importância dos saberes produzidos por cada professor, o conhecimento sobre o habitus de cada agente que vive em um espaço social; as competências do professor de Educação Física que atuam nas escolas, entre elas, em especial, a habilidade de avaliar; e o conhecimento sobre os ciclos ou estágios de cada etapa vivida pelos professores dentro da sua carreira docente, compreendendo a caracterização da trajetória/carreira docente em ciclos de vida e/ou desenvolvimento profissional. Para análise de dados foram extraídas categorias que discutem a construção dos saberes sobre as práticas avaliativas na trajetória dos professores. Podemos concluir que os professores foram construindo seus saberes ao longo do seu percurso profissional edificando-os gradualmente à sua ação pedagógica, através da mobilização dos seus saberes. 
 

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