Construção Histórico-metodológica da Disciplina de Recreação-ufpe: Dialogando com a Pesquisa-ensino-extensão em Práxis de Lazer

Por: Danilo Santos, David Arcoverde, Hedgard Silva, Karine Alexandrino, Maria Alice de Araújo, Milena Oliveira, Poliana Oliveira, Roberta Melo, Sávio Vasconcelos, Suzana Silva, Vandepaula de Melo e Wéllita Barbosa.

IX Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física CHELEF

Send to Kindle


Resumo

A cidade cresce. Os terrenos baldios vão ficando cada vez mais escassos, o perímetro urbano vai-se limitando à construção de edifícios, arranha-céus, o trânsito começa a congestionar-se... criam-se problemas... Cotidiano real que impõe (re)significar a vida. A formação em Educação Física, como processo que transcende a mera repetição de práticas fragmentadas e construída ancorada na interdisciplinaridade, é um dos possíveis canais de contribuições, quando visa estimular o ensino baseado em pesquisa e consolidado através da extensão. Neste contexto, a práxis no lazer, magia mobilizadora e propulsora de penetração na vida cotidiana têm uma das principais marcas desenhadas na historicidade humana e apontam pistas, estabelecendo diálogos num prisma de abordagens com múltiplos olhares, na indicação de pressupostos crítico-superadores. Partindo desse pressuposto, alunos e alunas da Recreação- UFPE-2004.1 sistematizaram este trabalho como resultante do processo de inter-relação ensino, pesquisa, extensão, vivido pelo conjunto de alunos, alunas e professora da Disciplina de Recreação 1 do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco. O processo, ainda, em andamento, visa a melhoria da qualidade do ensino na formação do profissional da área e partiu da seguinte problemática: historicamente, a recreação/lazer vem se configurando num campo e domínio de sistematização e socialização do conhecimento voltado aos interesses da cidadania e da emancipação humana e social, nestas perspectivas qual a função da Disciplina de Recreação no interior do Curso Superior, responsável pela Formação do Profissional em Educação Física? Diante desse objetivo, temos como objetivo expor e submeter à crítica as experiências construídas e vivenciadas, apoiando-se em bases científico-metodológicas para (re)leitura (re)valorização do cotidiano com base nos estudos do lazer que qualificam a práxis social. Ao socializar o conhecimento produzido e sistematizado em experiências acadêmicas, na sala de aula e para além desta, foi possível analisar possibilidades e limites que a disciplina provocou na formação, para subsidiar a teoria proposta e o (re)significar da práxis no lazer, como possibilidade de (re)encantar a educação para a vida dotada de caráter lúdico e rico, experimentadas em espaços variados, que se torna mais prazerosa e rica em informações.

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/anais-do-ix-congresso-brasileiro-de-historia-do-esporte-lazer-e-educacao-fisica-chelef

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.