Construção de Jogos e a Interdisciplinaridade na Quarta Série do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Ufrgs

Por: Ivan Livindo de Senna Corrêia.

XII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

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Resumo

A construção de jogos na Educação Física Escolar tem sido proposta, no Brasil, a partir da década de 80 do Século XX por Hildebrandt e Laging (1986); Taffarel (1985), Freire (1989), Coletivo de Autores (1992) e Kunz (1994). Segundo Kunz (1994) o aluno ao criar jogos passa pelas seguintes vivências: a) manipula a realidade, explora e experimenta as possibilidades de se movimentar; b) acompanha, executa e propõemsoluçõesa problemas; e, c) pode representaroralmente ou porescrito o fruto de sua descoberta ou criação que é vivenciada através de jogos com sentido para situações determinadas. Emnosso estudo, a criação de jogos é vivenciada pelosalunos da quarta série do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFRGS e analisada por uma equipe multidisciplinar através dos procedimentos da investigação-ação (GRABAUSKA; BASTOS 2001), constituindo assim uma pesquisa interdisciplinar.

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