Construção da Proposta Curricular Para a Educação Física Escolar

Por: Sérgio Roberto Silveira.

XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

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Resumo

A construção da Proposta Curricular para o ensino da Educação Física Escolar a ser
desenvolvida no Ensino Fundamental e no Ensino Médio tem se constituído num
projeto em desenvolvimento há três anos. A atuação na gestão da área na Secretaria
de Estado da Educação, por meio da Coordenadoria de Estudos e Normas
Pedagógicas, permitiu o exercício do papel de orientação e estruturação curricular,
de apoio pedagógico ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem e de
elaboração de materiais com relevância educacional. O trabalho realizado na área
específica de Educação Física, iniciado em 2003, tem objetivo promover um ensino
de qualidade na rede pública estadual, respaldado em estudos que evidenciem e
fortaleçam a relação entre o referido componente e a área de conhecimento
correspondente. É construída, desenvolvida e discutida em parceria com os
professores a partir de orientações com vistas a sua elaboração e implementação.
Metodologicamente a proposta se desenvolve em três momentos da aula: a prática
(como um laboratório de experiências motoras), a problematização (para
levantamento de idéias e hipóteses acerca do saber escolar) e a sistematização (para
registro do aprendizado em diversas habilidades de leitura e escrita).A proposta não
se constitui num modelo curricular rígido e impositivo; pelo contrário, traz um
conjunto de proposições que podem servir de referências ou pontos de partida com
base nos quais cada escola, cada professor possa elaborar e desenvolver um currículo
capaz de atingir as finalidades do processo de educação escolarizada com eficácia e
eficiência, desde que respeitadas as particularidades regionais e institucionais bem
como a heterogeneidade da população a que se destina. Os resultados obtidos
apontam para uma nova perspectiva de trabalho em Educação Física Escolar com
a apropriação pelos alunos de saberes procedimentais, atitudinais e conceituais acerca
do objeto de estudo da área. Dessa maneira, a avaliação do trabalho permite inferir
que a aquisição do conhecimento sistematizado na aula de Educação Física,
relacionado e necessário à vida dos alunos favorece o extrapolar dos limites da sala
de aula, dos muros da escola e a tomada de consciência do movimento humano,
instrumentalizando-os para interagir melhor com o meio e assim lutar por uma
sociedade mais justa que apresente uma diminuição de desigualdades nas
oportunidades sociais, visando ao pleno exercício da cidadania na busca de uma
melhora na qualidade de vida.

Endereço: http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/71_Anais_349.pdf

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