Construção e Validação do Instrumento de Avaliação do Desempenho Técnico-tático (iad-vb) nas Categorias de Formação no Voleibol

Por: Carine Collet.

2010 12/02/2010

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente estudo foi construir e validar o Instrumento de Avaliação do Desempenho Técnico-tático do Voleibol (IAD-VB) na estrutura 6x6. A construção dos indicadores de observação de cada uma das ações de jogo, relacionados a cada componente do desempenho técnico-tático, baseou-se na consulta à literatura especializada e em modelos de avaliação já existentes. O processo de validação foi realizado por 10 especialistas da área, tanto pesquisadores como treinadores com experiência na modalidade, os quais realizaram a análise de conteúdo do instrumento nas dimensões da clareza de linguagem, pertinência prática e relevância teórica. Enquanto que a testagem da fidedignidade inter-avaliadores envolveu 6 avaliadores, a testagem da fidedignidade intra-avaliador foi realizada a partir de duas aplicações do instrumento, com duas semanas de intervalo. A coleta dos dados concentrou-se nas análises em vídeo de jogos de uma equipe finalista do Campeonato Catarinense Infantil de Voleibol 2009. Os dados foram organizados na planilha de cálculo Excel do sistema operacional Windows-XP e analisados estatisticamente no programa SPSS for Windows, versão 11.5 e no programa SAS. Utilizou-se o coeficiente de correlação de Spearman, o índice de concordância de Kappa ponderado e o índice de correlação intra-classe na análise estatística de cada ação específica de jogo e cada componente do desempenho, cujo nível de significância utilizado foi de 5%. De maneira geral, o IAD-VB compreende um instrumento que avalia as componentes do desempenho técnico-tático (eficiência, eficácia, tomada de decisão e ajustamento) das ações de jogo de voleibol 6x6 (saque, recepção, levantamento, ataque, bloqueio e defesa), permitindo a identificação do nível de desempenho geral do jogador, bem como o desempenho específico por ação e por componente. Além disso, o instrumento obteve índices de validade de 92,9%, e de fidedignidade intra-avaliador de 0,84 e inter-avaliadores de 0,78. Todos os índices foram considerados altos, indicando que o IAD-VB se constitui como um instrumento de observação válido e consistente, que possibilita a avaliação do nível do desempenho esportivo de jogadores de voleibol das categorias de formação.

Endereço: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94688

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.