Resumo

Quando o profissional da área de Educação Física está ensinando uma habilidade motora, ele  procura avaliar o movimento realizado pelo aluno e reflete sobre quais intervenções poderiam ser feitas  naquele momento. No entanto, muitas vezes, o professor não dispõe de recursos que possam auxiliá-lo no  processo de avaliação do movimento a ser aprendido pelo aluno. O processo de aquisição habilidades  motoras poderia ser facilitado se o professor dispusesse nesse momento de um instrumento que  identificasse o erro(s) cometido(s), bem como, qual seria a informação prioritária a ser fornecida ao  aprendiz. Portanto, como a literatura especializada apresenta escassez no que diz respeito a esse tipo de  ferramenta, o objetivo do presente estudo foi construir, validar e testar a objetividade e fidedignidade de um  instrumento (checklist) que avalia a qualidade do arremesso do basquetebol (lance livre). O checklist da  habilidade foi desenvolvido e avaliado por especialistas da modalidade esportiva e, posteriormente, o  checklist foi utilizado para analisar 10 arremessos (vídeo editado) de quatro indivíduos em diferentes fases  de aprendizagem da habilidade. Os resultados foram organizados em função do erro crítico e somatória de  erros verificados pelos especialistas em duas ocasiões com uma semana de intervalo. Contrastando as  avaliações do mesmo avaliador e entre avaliadores, em ambas as medidas, observou-se um nível de erro  médio de 16,9%. Concluiu-se, portanto que o checklist proposto no presente estudo é um instrumento de  avaliação do lance livre consistente e, nesse sentido, pode auxiliar professores e técnicos na análise  qualitativa do arremesso. Além disso, esse instrumento de avaliação permite fazer inferências sobre o  processo de aprendizagem de indivíduos nessa habilidade. 

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