Consumo de Suplementos Alimentares Por Pacientes de Uma Clínica de Nutrição Esportiva de São Paulo

Por: Alessandra Paula de Oliveira Nunes, Janete Neves Velutto, Letícia de Almeida Andrade, Renata Rebello Mendes e Vivian Giubine Braz.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.20 - n.3 - 2012

Send to Kindle


Resumo

A procura por um corpo perfeito e pela melhora do desempenho físico têm influenciado muitas pessoas a utilizarem recursos que satisfaçam os seus objetivos no menor tempo possível. Entre esses recursos destacam-se os suplementos alimentares que, atualmente, podem ser adquiridos facilmente, sendo utilizados de forma abusiva com propósito ergogênico e puramente estético. Diante disso, objetivou-se conhecer o uso de suplementos por pacientes de uma clínica de nutrição esportiva, no intuito de saber se a procura por um profissional de nutrição limitou um possível consumo anterior de suplementos sem prescrição. A amostra foi composta por 60 indivíduos entre 20 e 56 anos. Para coleta de dados foi desenvolvido um questionário sobre o consumo pregresso e atual de suplementos. A utilização de suplementos alimentares é um fenômeno que cresce a cada dia, fato comprovado neste estudo, no qual 43,3% dos participantes declararam ter feito uso antes de procurar a clínica pesquisada, sendo as principais fontes de indicação os instrutores (34,6%) juntamente com os amigos e/ou familiares (34,6%). Observou-se que 80,8% dos que já utilizaram eram praticantes de musculação, devido a possibilidade da prática dessa modalidade ter objetivos semelhantes aos propostos pela maioria desses produtos. Foi verificado também o emprego de suplementos em situações diferentes da finalidade, como o uso de bebidas esportivas para perda de peso. O suplemento mais consumido, tanto pregresso quanto atual, foi o whey protein (53,8% e 74,6% respectivamente). Com relação ao uso atual, considerado os suplementos prescritos após a consulta na clínica, percebeu-se o consumo por 63% dos indivíduos. Verificou-se então, que mesmo a preocupação atual por uma orientação nutricional, não limitou o uso anterior de suplementos por esse público, sendo o trabalho do nutricionista de suma importância para direcionar de maneira correta o uso e indicação de suplementos.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/3298

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.