Conteúdo do Aconselhamento Para a Prática de Atividade Física em Unidades Básicas de Saúde

Por: Alice Tatiane da Silva, Bruno Giglio de Oliveira, Ciro Romelio Rodriguez Añez, Letícia Pechnicki dos Santos, Rafael Luciano de Mello e .

XII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS

Send to Kindle


Resumo

O aconselhamento profissional é uma ferramenta efetiva para aumentar a aderência à atividade física, embora existam poucas evidências sobre o seu conteúdo . O objetivo deste estudo foi descrever e testar associação do conteúdo do aconselhamento para a atividade física, recebido pelos usuários nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Trata-se de um estudo quantitativo, exploratório transversal, conduzido em 2018, em entrevistas face a face com 81 usuários de três UBS de São José dos Pinhais-PR. O conteúdo do aconselhamento foi avaliado com resposta dicotômica (“não”, “sim”), para oito questões baseadas no modelo 5 A’s (assess,  advise,  agree,  assist,  arrange). Foi realizada análise descritiva dos dados por sexo, faixa etária e índice de massa corporal (IMC). Para testar a associação, utilizou-se o teste qui-quadrado no SPSS 24.0 (p < 0,05).

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.