Resumo

A presente pesquisa objetivou compreender as representações sociais de corpo, partilhadas por professores de esporte que atuam em escolas públicas e privadas de Recife-PE. Utilizamos como referencial a Teoria das Representações Sociais pela possibilidade que nos oferece de compreender a dimensão simbólica que envolve o objeto. Os participantes da pesquisa são 95 professores de educação física e esporte. Os espaços principais para coleta dos dados foram os congressos técnicos para os Jogos Escolares de Pernambuco, complementado com visita às escolas. Os dados foram coletados através do Teste de Associação Livre de Palavras. Por meio deste teste os professores evocavam cinco palavras que viessem imediatamente à lembrança mediante o estímulo: corpo é. Em seguida, escolhiam a palavra mais importante, dentre as evocadas e justificavam a escolha. As evocações foram processadas e analisadas através do software EVOC. Do processamento dos dados chegamos a um quadro de quatro casas em que se visualiza o possível núcleo central, periferia e contrastes das representações socias de corpo. Os resultados apontaram uma oscilação do conteúdo das representações sociais, por um lado, ligada a uma perspectiva biológico/motora e por outro, associada à cultura/expressão.

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