Conteúdo e Método da Educação Física Escolar: Contribuições da Pedagogia Histórico-crítica e da Metodologia Crítico-superadora no Trato com a Ginástica

Por: Ana Rita Lorenzini.

266 páginas. 2013 10/05/2013

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Resumo

O objetivo consistiu em analisar o trabalho pedagógico, através do trato com o
conhecimento da ginástica em aulas de Educação Física, demonstrando que o par
dialético conteúdo e método modula a elevação do pensamento teórico dos
estudantes quando fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítica e na Metodologia
Crítico-superadora. A investigação trouxe uma discussão teórica que perpassou:
pela revisão da literatura que buscou entender a evolução, os conflitos, as
contradições e as características dos fenômenos investigados, a partir de
problemáticas referentes à práxis pedagógica tratando da ginástica na cultura corporal; pelo balanço das produções prático-teóricas acerca da ginástica, de grupos de pesquisa da UNICAMP, UFBA e UPE; por um banco de dados, com 120 horas/aula, sobre o trato da ginástica nas aulas de Educação Física. Fundamentada no materialismo histórico e dialético, a tese fez a análise com o método da ascensão do abstrato ao concreto, do geral ao singular, da parte para o todo, em movimento constante. Os resultados explicaram que a teoria pedagógica é uma reflexão essencial sobre o trabalho pedagógico mediante categorias e conceitos articuladores da prática pedagógica em geral e das disciplinas que tratam de conteúdos específicos, orientando o processo de ensino-aprendizagem, num movimento específico condicionado pelo projeto histórico; a função social da escola promove o domínio do conhecimento sistematizado e o objeto do currículo visa garantir a capacidade teórica; o par dialético conteúdo e método é modulador por dinamizar e concretizar o processo de ensino-aprendizagem elevando o pensamento teórico dos aprendizes ao direcionar o trato com o conhecimento em sua particularidade epistemológica e ontológica; a ginástica é a própria exercitação centrada na ação gímnica, sendo conteúdo específico e signo da Educação Física Escolar. Concluiu-se que, sem teoria do conhecimento, educacional, pedagógica não tem como avançar na teoria da educação física; a teoria pedagógica é construída por categorias da prática existindo nela elementos moduladores para as transformações das aulas sendo um deles o par dialético conteúdo e método que modulou aelevação do pensamento das quatro turmas de estudantes investigadas no trato com a ginástica. A investigação gerou uma proposição de trato com a ginástica produzindo uma nova síntese em prol da Teoria Pedagógica em construção no campo da Cultura Corporal.

Endereço: http://www.repositorio.ufba.br:8080/ri/handle/ri/12815

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