Conteúdos Atitudinais nas Aulas de Educação Física: Um Estudo de Caso

Por: Claudiane Dias Martins e Elisabete dos Santos Freire.

Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte - v.7 - n.3 - 2008

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente estudo foi identificar os conteúdos atitudinais presentes nas aulas de Educação Física e verificar como o professor atua para tornar possível essa aprendizagem. Foi realizado um estudo de caso, com a aplicação de entrevista estruturada e observações de 40 aulas de um professor de Educação Física. Foram identificados vários conteúdos da dimensão atitudinal presente nas aulas, como valores da prática adequada da atividade física; atitudes como se divertir na prática da atividades física; e normas como usar roupa adequada para a prática da atividade física. Em sua intervenção, o professor se utiliza da identificação e, em alguns momentos, de submissão. A interiorização de valores, atitudes e normas não esteve presente nas observações realizadas, nem apareceu nos relatos do professor, durante a entrevista. Além disso, foi possível identificar que, em algumas situações, o conteúdo atitudinal aparece sem que haja a intencionalidade do professor, ou seja, de maneira oculta. A partir desse estudo, confirma-se a presença de conteúdos da dimensão atitudinal nas aulas de educação física, sendo que esses conteúdos apareceram de forma mais rica, detalhada e específica que em estudos anteriormente realizados.  Daí a necessidade de que mais estudos focalizem a intervenção do professor.

Endereço: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1485

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.