Conteúdos/Conhecimento dos Jogos e das Brincadeiras em Aulas de Educação Física na Educação Infantil

Por: Ivo Nascimento Neto.

XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Esse estudo é de cunho qualitativo, classificado como teórico-empirista que trás com problemática: As atividades que envolvem os jogos e as brincadeiras desenvolvidas na educação infantil pelos professores de Educação Física que nelas atuam possuem um caráter pedagógico? Para tanto foi necessário o diálogo com alguns autores da área (VYGOTSKY, 1984; KISHIMOTO, 1997; MERISSE, 1997; OLIVEIRA, 1992), bem como coleta de dados do grupo delimitado para pesquisa de campo. O objetivo deste estudo foi levantar e analisar a utilização do jogo e da brincadeira em aulas de Educação Física na educação infantil. Para tanto foi estabelecido um critério metodológico: utilizamos como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. A população envolvida foi professores de Educação Física e uma professora de sala de aula e uma auxiliar (de sala de aula). Com base na coleta de dados, este trabalho levantou proposta significativa com relação aos jogos e as brincadeiras. Conclusões: Durante o estudo podemos levantar e analisar algumas questões sobre a problemática traçada, tendo como principio à compreensão dos jogos e das brincadeiras como uma prática importante para o desenvolvimento-aprendizagem da criança. Acredita-se que os professores não se aprofundaram e nem fizeram ainda distinção entre os conceitos dos jogos e das brincadeiras, ou seja, o debate e a continuidade dos trabalhos é muito importante para a conquista de uma nova perspectiva e mentalidade.

Endereço: http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/78_Anais_p447.pdf

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.