Resumo

Nas aulas de educação física escolar os esportes tradicionais tornaram-se, de maneira proeminente, as atividades mais adotadas pelos professores desta disciplina. Mais do que isso, os esportes se resumem, freqüentemente, aos de quadra, particularmente, o futebol, o basquetebol, o voleibol e o handebol, ora enquanto atividade recreativa, ora como treinamento desportivo. A partir da década de 50, na qual surge um movimento de esportivização da educação física, tais esportes tradicionais são entendidos enquanto as atividades adequadas ao desenvolvimento do indivíduo. Atualmente, a partir de novas concepções sobre a educação física escolar, são levantadas discussões acerca do seu papel. A idéia deste estudo é de ir a coisa mesma, procurando observar, descrever e compreender o cotidiano das aulas dos professores de educação física do ensino médio da rede estadual da cidade de São Carlos. A trajetória metodológica utilizada foi a fenomenologia, modalidade fenômeno situado. Após minuciosa descrição de aulas de oito professores, estas foram analisadas destacando-se as unidades de significado, as quais permitiram a redução e interpretação fenomenológica, configurando-se as seguintes categorias para a elaboração da matriz nomotética e construção dos resultados: A) Espaço para esportes tradicionais: 7 asserções; B) Alunos para cá e alunas para lá: 13 asserções; C) Curiosidade para apreender outras atividades: 2 asserções; D) Alunas para cá e alunos também para cá: 2 asserções; E) Diversificação das atividades: 7 asserções; F) Preocupação com equipe de treinamento: 1 asserção; e G) Conteúdo voltado para a educação de futuros professores: 1 asserção. Na conclusão discute-se um caminho que pode vir à ser seguido pelos professores de educação física escolar, incluindo sugestões alternativas de conteúdo, como: atividades lúdicas, danças de salão e capoeira.

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