Conteúdos da Educação Física Escolar: Noções Preliminares.

Por: Luciane Martins Huppertz.

198 páginas. 1991 30/10/1991

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo parte do pressuposto de que os conteúdos escolares, como uma das categorias centrais de uma pedagogia progressista, conferem a especificidade de cada disciplina na totalidade de conhecimentos a ser veiculados pela escola. Nesse sentido, buscou-se analisar e discutir os conteúdos, bem como os objetivos e concepções de Educação Física desenvolvidos através desses nas propostas do Estado de Santa Catarina para o ensino da Educação Física nas primeiras séries do 1º grau. Para uma compreensão da realidade, utilizou-se os dispositivos legais, normas e diretrizes que regulamentam o ensino da Educação Física, desde sua implantação nesse Estado, como também as principais publicações sobre os conteúdos predominantes na referida legislação. As informações foram obtidas através de uma análise de conteúdos das referidas fontes, somada a uma interpretação a partir de um enfoque dialético dos dados. Estas foram sustentadas pelo referencial teórico que embasou o estudo. Concluiu-se que os conteúdos propostos pelo Estado de Santa Catarina expressos na ginástica, recreação, educação psicomotora e iniciação esportiva, são tratados como atividades meramente práticas, desprovidas de qualquer fundamentação teórica. Constatou-se que esses conteúdos, além de não contribuírem para o desenvolvimento de uma cultura corporal de movimento, limitam os movimentos corporais presentes no cotidiano das crianças atingidas. Com base nessas conclusões, propõe-se um redimensionamento dos conteúdos escolares sugeridos para o ensino da Educação Física nas primeiras séries em Santa Catarina.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=396&listaDetalhes%5B%5D=396&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.