Resumo

O objetivo geral desta pesquisa foi o de identificar como os professores da rede municipal de Cuiabá organizam os conteúdos da Educação Física escolar para os dois primeiros ciclos do ensino fundamental, bem como as orientações recebidas pelos gestores (coordenadores e diretores) de sua escola e, ainda, o que (quais conteúdos) seus alunos aprendem nas aulas de Educação Física. Os objetivos específicos foram delimitados como identificar se existe uma proposta de sistematização de conteúdos da Educação Física organizada pela Secretaria Municipal de Educação, pela escola, ou orientada pelos gestores das escolas. Identificar quais conteúdos os alunos aprendem nas aulas de Educação Física; e configurar uma organização dos conteúdos para os dois primeiros ciclos do ensino fundamental a partir das percepções dos gestores e professores pesquisados. Foram pesquisadas seis escolas públicas municipais de Cuiabá-MT, localizada em bairros distintos da cidade e com peculiaridades inerentes a cada uma. As escolas foram nomeadas de E1 a E6, conforme a ordem de seleção (visita as escolas) realizada por mim. Os sujeitos desta pesquisa são formados por 12 gestores, sendo um coordenador e um diretor de cada escola. Os professores de Educação Física são formados por 11 sujeitos e os alunos se constituem em 24 sujeitos. A pesquisa é de natureza qualitativa-interpretativa, na qual os dados coletados chegaram através de entrevistas semi-estruturadas com todos os sujeitos, observações de aula e anotações em diário de campo das aulas dos professores de Educação Física e estudos nos documentos elaborados pelos professores, no caso, os planejamentos anuais e semanais. As informações sobre a metodologia estão explicitadas no capítulo 2. São apresentados três capítulos de análise, sendo que no primeiro (capítulo 3) foram analisadas as falas dos gestores; o capítulo 4 refere-se aos professores de Educação Física, no qual está dividido a análise em três categorias perpassando a lógica de construção e execução de uma proposta de sistematização de conteúdos (planejar, falar sobre e executar); o capítulo 5 se destina a ouvir o quê os alunos destes professores pesquisados têm a dizer sobre os conteúdos aprendidos nas aulas. Os gestores trazem contribuições importantes para a compreensão da sistematização de conteúdos elaborada pelos professores de Educação Física, pois as orientações repassadas ao professores são, na maioria  das escolas pesquisadas, recebidas e aplicadas por eles em suas aulas. As orientações baseadas em interpretações do Projeto da Escola Sarã nem sempre são transmitidas em sua essência, levando os gestores a se apropriarem de conceitos mal compreendidos, deixando a Educação Física a mercê das demais disciplinas. Os gestores acabam verbalizando aquilo que vivenciam e observam no dia a dia de sua escola, e contestam práticas retrógadas dos professores de Educação Física, principalmente aquelas a que se referem ao professor ―rola bola‖. Porém, não apenas criticam estas práticas, mas apontam sugestões para a melhoria da qualidade do ensino da Educação Física na escola. No capítulo dos professores, o leitor poderá identificar um entrelaçamento entre as ações de planejar – falar sobre – fazer, no qual é observável que a maioria dos professores tem estas três ações coerentes, sendo que os conteúdos propostos pelos mesmos são sistematizados para os ciclos pesquisados. A análise das falas dos alunos mostra que os mesmos refletem em suas falas os conteúdos explicitados pelos seus professores, percebendo e questionando quando os mesmos se apropriam de práticas recreacionista e não ensinam nada durante as aulas. Assim, espero que esta pesquisa possa contribuir para o salto qualitativo da Educação Física escolar e para a legitimação da disciplina na escola através da identificação dos entraves constituintes da proposição de conteúdos específicos e sua organização. A sistematização de conteúdos, configurada nesta pesquisa, é um dos possíveis caminhos para o ensino da Educação Física no 1º e 2º ciclos, já que transcreve o resultado de práticas consolidadas e bem sucedidas no âmbito escolar.

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