Conteúdos Midiáticos das Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016: Contribuições Para a Práxis Pedagógica Dialógica na Educação Física Escolar

Por: Giseli Fregolente Patrinhani.

259 páginas. 2018 19/03/2018

Send to Kindle


Resumo

Os diferentes meios de comunicação veiculam inúmeras notícias que permeiam o cotidiano dos jovens e, não raro, presenciamos no cotidiano escolar comentários e discussões sobre variadas notícias. Pensando a escola como instituição que deve garantir a aquisição dos instrumentos que possibilitam o acesso ao saber elaborado, à ciência e o necessário interesse e envolvimento dos educandos no próprio processo educativo, o cotidiano, o conhecimento empírico, factual e a aparência foram considerados e tratados como ponto de partida para a reflexão aprofundada do contexto e da leitura que fazem os educandos acerca dos fatos e das situações apresentadas pelas mídias. Tomando o “mundo” e a “leitura do mundo” realizadas pelos educandos a partir dos discursos midiaticamente construídos e propagados, planejamos e desenvolvemos uma prática pedagógica na Educação Física escolar voltada à elaboração do pensamento crítico e autônomo. Na intenção de favorecer processos de ensino e aprendizagem significativos, buscamos refletir e fundamentar uma prática pedagógica inspirada na Pedagogia Dialógica de Paulo Freire, na intenção de provocar uma criticidade nos jovens diante das mensagens disponibilizadas, impostas pela mídia, analisando mensagens midiáticas e provocando questionamentos cotidianamente através das aulas de Educação Física e de relatar as experiências de ensinar e de aprender Educação Física na escola através de recursos midiáticos e tecnológicos, pautadas em uma prática pedagógica dialogada. A pesquisa bibliográfica foi constante e possibilitou a base teórica para a intervenção, desenvolvida no cotidiano das aulas de Educação Física, caracterizando a metodologia da pesquisa participante realizada numa Escola Estadual de Bauru/SP, utilizando-se das produções midiáticas veiculadas durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Os diários de aula constituíram-se instrumentos de coleta de dados e de pesquisa. A intenção do presente estudo é contribuir para o debate sobre a atuação docente frente aos recursos midiáticos e tecnológicos, situação que tem se constituído desafio para a educação escolar.

Endereço: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNSP_da8c7e09fd35be4205e23d8455df04e0

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.