Contexto Esportivo e as Restrições Comportamentais Numa Modalidade de Situação: o Caso do Voleibol

Por: .

Psicologia do Esporte - da Escola a Competição.

Send to Kindle


Resumo

Tratar de restrições nos leva a uma abordagem que tem sido estudada como perspectiva teórica para compreender como os praticantes adquirem padrões de coordenação nos esportes escolhidos (ARAUJO, 2005). É fundamental para o treinamento que se tenha um conhecimento acerca das restrições mais significativas que atuam sobre o desempenho humano dos esportistas, porque isso possibilitará uma adequada fundamentação na proposta do trabalho da equipe técnica. 
A questão da aplicação da teoria, no mundo do esporte, é uma ferramenta há muito desejada e perseguida, no entanto, nem sempre se aplicam os conhecimentos teóricos em pesquisas experimentais que promovam alterações suficientes e marcantes, que possam favorecer aos reais acréscimos às ciências do esporte. Este estudo é uma tentativa de colaborar nesse intuito, de maneira a localizar e a alterar rotinas costumeiras entre experts e iniciantes dos esportes, em especial aos considerados esportes de situação, como o voleibol (IVOILOV, 2001). 
Este objetivo não se fixa apenas nas questões relativas aos processos de ensino-aprendizagem, nem tão pouco aos treinamentos esportivos, mas avança, inclusive, para as instruções dadas pelos técnicos aos seus comandados, em momentos quaisquer da trajetória esportiva destes; inova ao buscar exemplificar, diretamente, numa modalidade de domínio internacional, mas com poucas análises sistemáticas sobre os desempenhos humanos em questão.

Endereço: http://loja.editorafontoura.com.br/psicologia-do-esporte-da-escola-a-competicao.html

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.