Resumo

Estudos apontam que uma das ferramentas mais utilizadas pelos docentes nas últimas décadas, sendo um dos meios mais eficazes na obtenção de resultados da aprendizagem significativa dos alunos, seria a contextualização. O objetivo deste trabalho foi apresentar o conteúdo de reações orgânicas de substituição nos hidrocarbonetos aromáticos, de forma contextualizada através dos medicamentos antidepressivos. Para a realização deste projeto utilizou-se o método descritivo e aplicado de campo, cujas fontes de informações foram a literatura pertinente. Para a pesquisa de campo, optou-se pela turma da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Pio Décimo, localizado em Aracaju – SE. Na etapa final da metodologia, foi distribuída uma lista de exercícios com o objetivo de avaliar os resultados. No momento de aplicação do exercício avaliativo, ao se deparar com o assunto químico, os alunos apresentaram disponibilidade, para entender o conteúdo aplicado. Mesmo com pouca instrução do material curricular antecedente ao assunto que foi aplicado, a turma desenvolveu um ótimo resultado quando comparado às aulas tradicionais, com conteúdo e com a presença de fórmulas memorizáveis. Conclui-se que, ao criar um mecanismo que levou o aluno a pensar, foi extremamente importante para a concretização do ensino. Dessa forma, o tema escolhido para ser utilizado como contexto no desenvolvimento do conteúdo específico das reações orgânicas desta pesquisa, apresentou um resultado positivo. Além de despertar o interesse do discente pela aula, favoreceu uma ligação efetiva com a disciplina química estudada.

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