Continuidades e Rupturas Entre o Sistema de Ensino Superior na Forma e na Cultura Escolar

Por: Gastón Alejandro Pereyra Azambuja.

Lecturas: Educación Física y Deportes - v.25 - n.270 - 2020

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Resumo

O ensaio que se segue visa refletir criticamente sobre a educação física no sistema educacional, em particular o ensino superior encarregado da formação de licenciados e professores em educação física e a sua articulação com o ambiente escolar. Tentaremos pensar como a lógica escolar se impõe ou não sobre a lógica universitária. Aspectos como forma de escola e cultura escolar relacionam-se como contrapontos, onde existem tensões e como estas afetam o ensino superior. Alguns aspectos anteriormente mencionados são exemplificados com os currículos e programas acadêmicos (em particular a natação) do Instituto Superior de Educação Física, com o intuito de ver como a forma e a cultura escolar impactam os documentos normativos e acadêmicos da Universidade. Serão também considerados conceitos como o conhecimento escolar, derivado da transposição didática, voltado para o sistema escolar, e como o ensino superior deve (ou não) levar em conta para a formação dos futuros professores. Por fim, o ensino será abordado do ponto de vista da reflexividade, aquele ensino situado e pertinente que responde ao contexto em que ocorre, associado ao conceito de ensino sócio-integral. O trabalho não pretende dar por certo ou acabado, mas sim problematizar e pensar a educação superior em termos de escola, de alguma forma (re)produzindo cultura.

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