Editora Dolores Editora. Brasil None. 200 páginas.

Sobre

A contrAtaque! F.C. é a revista anual da Dolores Editora (antiga No Barbante). Justamente por ser apenas uma por temporada, tem de chegar, logo no primeiro volume, contrAtacando tudo quanto é assunto e de todos os jeitos possíveis.

O organizador da publicação, Lucio Branco, reuniu 27 colaboradores, cada um ligado à sua maneira à cultura do futebol. De um outro futebol. Sobretudo, daquele que se contrapõe à escalada cada vez mais acelerada da gourmetização atual.

Passando por artigos, ensaios e crônicas, fala-se de futebol nos tempos da ditadura civil-militar de 1964, clientelização das torcidas, futebol de várzea, racismo nos gramados e nas arquibancadas, futebol feminino x machismo na CBF e na sociedade, oposição à transfobia no universo da bola, Democracia Corinthiana, futebol nas ocupações urbanas, imprensa esportiva na sua relação com os modos de torcer, a midiática e marqueteira rivalidade Maradona x Pelé, a desobediência civil de Reinaldo à ditadura no período Geisel, o fenômeno egípcio Mohammed Salah, a trajetória do zagueiro e militante catalão Oleguer Presas, a cultura casual das torcidas europeias e por aí vai!