Contribuição à Crítica Ao Conhecimento da Dança: Investigando Dissertações Relacionadas a Dança na Educação Física Escolar

Por: Widis Pinheiro da Silva.

42 páginas. 2016 13/07/2016

Send to Kindle


Resumo

A dança é um conhecimento que tem contribuído para a formação da humanidade ao longo dos séculos, estando presente na vida do ser humano em diversos momentos da sua vida, atribuindo sentidos e significados para as suas atividades. Neste trabalho apresentamos um panorama histórico da dança elucidando alguns dos mais importantes estudiosos que contribuíram para a transformação deste conhecimento. Realizamos a análise minuciosa de 5 dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) com o objetivo de identificar a concepção e o trato da dança orientado por estes autores, assim como também as discussões relevantes. É um estudo de análise da produção do conhecimento. Nos baseamos no método do materialismo histórico-dialético para a orientação do nosso pensamento durante a realização desta pesquisa. Foi identificada uma predominância da concepção de dança numa visão artística, confrontando-a com o trato da dança pelos professores de educação física, ao mesmo tempo em que defendem a inserção dos licenciados em dança ambiente escolar. Este trabalho vem contribuir com aos estudos em dança na área de educação física em dança sem a intenção de sacrificar uma disciplina para justificar a outra.

Endereço: http://www.repositorio.ufba.br:8080/ri/handle/ri/19695

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.