Contribuição à Crítica da Formação de Professores de Educação Física: Nexos e Relações Entre as Pedagogias do Aprender a Aprender e as Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Física

Por: Ediberto Ferreira de Almeida.

77 páginas. 2016 01/06/2016

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo tem como objeto a formação de professores de Educação Física, e em especial os nexos e relações das pedagogias do “aprender a aprender” com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Física. Nossa pesquisa compõe o conjunto de estudos do grupo LEPEL e se insere no embate de projetos que direcionam a formação de professores, e consequentemente a formação das novas e futuras gerações da classe trabalhadora através da educação na escola pública. Trata-se de uma análise documental que objetivou contribuir teoricamente para a formação humana a partir da crítica à concepção pedagógica presente nas diretrizes que orientam a formação de professores de Educação Física – resolução CNE/CP nº. 01, de 18 de fevereiro de 2002 e a resolução nº 07, de 31 de março de 2004. Assim, nossa investigação se deu sob a seguinte pergunta síntese: quais os nexos e relações entre as pedagogias do “aprender a aprender” e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Física? A hipótese por nós levantada apontou para a presença de pedagogias que compõe o lema pedagógico do “aprender a aprender” nas legislações que direcionam a formação de professores de Educação Física. Nosso estudo se desenvolveu a partir da técnica de análise de conteúdo, guiado pelo materialismo histórico e dialético, onde buscamos evidenciar as contradições e mediações presentes no objeto o que nos possibilitou identificar a concepção pedagógica e o projeto histórico presente nas diretrizes. Constatamos que a legislação oficial para a formação de professores de Educação Física – DCNFP e DCNEF – expressam regularidades no que tange a teoria pedagógica, apresentando a pedagogia das competências como norteadora dos cursos de formação de professores. A pedagogia das competências tem por objetivo reproduzir a base valorativa do modo de produção capitalista e levar o aluno a desenvolver competências e habilidades para se adaptar às exigências da sociedade capitalistas e suas mudanças constantes.

Endereço: http://www.repositorio.ufba.br:8080/ri/handle/ri/19339

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.