Contribuição Ao Estudo da Gravidez na Adolescência, na Cidade de São Carlos

Por: Maria Isabel Ruiz Beretta.

140 páginas. 1995

Send to Kindle


Resumo

Estudou-se um total de 90 adolescentes gestantes e/ou puérperas, com idade entre 12 e 18 anos inclusive, entre julho de 1993 e julho de 1994. Os objetivos do trabalho foram: identificar alguns aspectos biopsicossociais relacionados à gravidez na adolescência; analisar os aspectos biopsicossociais identificados; propor ações alternativas de orientação às adolescentes com base nos aspectos biopsicossociais analisados; e, contribuir para o exercício das atividades das disciplinas da área materno-infantil do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos. Para se obter uma série de dados que servissem de subsídios para um atendimento específico a essa clientela, optou-se pela pesquisa do tipo levantamento de dados. O estudo demonstrou que a gravidez no período da adolescência, dificilmente é um acontecimento sem conseqüências negativas para as jovens que a enfrentam. Propôs-se que os jovens deveriam começar a receber orientação sobre sexualidade, gestação, maternidade, anticoncepção e aborto, no período anterior à adolescência, sendo a família a base para tal mister. Porém, como observa-se lacunas no desempenho desta função, sugere-se a atuação de profissionais da área de saúde e educadores em escolas de primeiro grau. Poder-se-ia também utilizar meios de comunicação e serviços de pré-natal, já existentes nos Postos de Saúde Municipais e também a criação de uma equipe itinerante composta de médico, enfermeira, psicólogo, assistente social e pedagogo, com todas as condições básicas necessárias para atendimento específico aos adolescentes.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1999&listaDetalhes%5B%5D=1999&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.