Contribuição da Educação Física Para o Ensino Médio: Estudo a Partir da Prática Docente de Professores de Institutos Federais

Por: , Andreia Cristina Metzner, , Hudson Fabricius Peres Nunes e Marcos Roberto So.

Motrivivência - v.29 - n.52 - 2017

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Resumo

O objetivo do artigo foi identificar e analisar elementos que contribuem para a consolidação da Educação Física no ensino médio integrado ao ensino técnico a partir de diários de aulas e registros de atividades coordenadas por professores de Institutos Federais, durante um ano letivo. Os dados foram tratados pela análise temática. Foram identificadas quatro unidades temáticas determinantes para a valorização da Educação Física nos Institutos Federais: caracterização da disciplina; perfil profissional dos docentes; ações pedagógicas no ensino de Educação Física; e ações de extensão, pesquisa e atividades extracurriculares. Os resultados indicam que os Institutos Federais oferecem condições satisfatórias para o trabalho docente, possibilitando o enraizamento da Educação Física no currículo a partir de bases teóricas e práticas sistematizadas.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29n52p106

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