Contribuição de Indicadores de Fadiga Localizada Para a Instauração da Fadiga Generalizada Durante os Exercícios com Pesos

Por: Eduardo Bodnairuc Fontes, Ewerton Rodrigo Gassi, Gustavo Neri Tassi e Lúcio Flavio Soares Caldeira.

IX Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O desempenho físico vem sendo intensamente estudado por vários pesquisadores na buscado rendimento máximo. Entretanto, a grande dificuldade encontrada continua sendo desvendar os mecanismos geradores de fadiga, respon sáveis pela queda do desempenho físico em tarefas de diferentes naturezas. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar a contribuição da fadiga localizada para a instauração da fadiga generalizada.durante um protocolo de exercícios com pesos até a exaustão. Dezesseis homens(24,9 ± 4,0 anos) participaram voluntariamente do estudo. Três exercícios foram empregados para a avaliação da fadiga localizada nos diferentes segmentos corporais: supino em banco horizontal (tronco - IFTR), agachamento (membros inferiores - IF MI) e rosca direta de bíceps (membros superiores - IF MS). O protocolo constou de quatro séries, a 80% de 1-RM, até a exaustão, em cada exercício. O índice de fadiga foi calculado de acordo com os procedimentos descritos por SFORZO iTOUEY (1996).

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.