Contribuições da Cineantropometria no Brasil: Grupos de Pesquisa e Produção Científica.

Por: Cândido Simões Pires Neto, Elisa Pinheiro Ferrari, Ricardo Lucas Pacheco, , Sueyla Ferreira da Silva dos Santos e .

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.13 - n.4 - 2011

Send to Kindle


Resumo

A Cineantropometria é uma área de estudo com rica fonte de informações a respeito do ser humano, sua composição, proporcionalidade e somatotipo. Este estudo teve por objetivo apresentar o panorama das contribuições científicas da área de Cineantropometria no Brasil. Para tal, foi realizado um estudo documental, utilizando a base de dados do Censo de 2008, disponível no site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foram analisados os grupos de pesquisa, quanto à composição, localização geográfica e tipo de vinculação à instituição de ensino superior. As publicações no período de 2007 a junho de 2010 também foram analisadas, sendo verificada a correlação entre o número de doutores e a produção científica dos grupos de pesquisa. Os resultados indicam que o número de grupos de pesquisa relacionados a esta área aumentaram entre 1996 e 2008, principalmente, a partir de 2001 e também como estes grupos se concentram, principalmente, nas regiões Nordeste e Sul. Observou-se uma relação entre o crescimento da produção cientifica dos grupos de pesquisa e o número de pesquisadores com Doutorado e Pós-Doutorado. Diante de tais informações, torna-se clara a contribuição deste campo de conhecimento, assim como sua ascensão no âmbito da pesquisa nacional.


 

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2011v13n4p306

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.