Contribuições da Competição de Tênis na Educação e Formação de Crianças

Por: Carlos Adelar Abaide Balbinotti, Gabriel Henrique Treter Gonçalves, Hannah Aires e Roberto Tierling Klering.

Revista da Educação Física - UEM - v.27 - n.1 - 2016

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Resumo

Este estudo trata da competição de tênis infantil e sua relação com a educação e formação de crianças. O estudo se justifica pelo fato do tênis ser um esporte que culturalmente valoriza aspectos morais e éticos e por ter recentemente alterado suas regras para competições infantis. O objetivo geral do estudo é descrever e explorar o atual modelo competitivo de tênis das categorias até 10 anos quanto aos seus aspectos educativos e de formação pessoal, segundo a opinião de especialistas. Foram entrevistados onze treinadores de tênis com experiência na área e os resultados indicaram uma importante evolução com relação ao modelo competitivo anterior. No entanto, algumas adequações ainda parecem necessárias. As principais seriam: novas modalidades competitivas, tornando o esporte mais inclusivo e educativo; maior valorização do empenho, consequentemente menor foco no resultado; e maior número de participações competitivas, podendo-se alterar formatos competitivos e calendário.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/29328

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