Contribuições da Ontologia do Ser Social à Educação Física Brasileira : Primeiras Aproximações

Por: Thiago Oliveira Nunes.

155 páginas. 2014 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

A Ontologia do Ser Social é o cume do desenvolvimento intelectual de György Lukács, o resultado de um processo multifacetado, pautado por diversas inflexões. Nesse caminho, o autor transitou do neokantismo ao marxismo – diferenciado em momentos de ativismos revolucionários, de crítica literária, de mobilização contra o nazi-fascismo, de contestação oblíqua ao stalinismo e das obras sistemáticas e maduras como a Estética e a Ontologia do Ser Social –, passando pela vereda hegeliana. Em sua obra derradeira, o ser social – esfera ontologicamente diferenciada, tanto da inorgânica quanto da orgânica, em que pese dependente de ambas – é definido como um ser histórico que se constrói e reconstrói, especialmente, a partir do ato de trabalho – compreendido como a ação intencional sobre a natureza com o intuito de produzir meios de produção e de subsistência –, bem como da linguagem, das relações sociais, da ideologia, da reprodução e da alienação. Além disso, o filósofo húngaro constatou que o “mundo dos homens” é uma totalidade concreta, dialeticamente articulada em totalidades parciais, a qual se apresenta sempre por meio de uma intrincada interação entre os elementos no interior de cada complexo. Sob tal perspectiva, nos impusemos o desafio de identificar as possibilidades de mediação entre a principal obra de Lukács e a educação física brasileira, tendo como objetivo recolocar em discussão, no setor crítico da área, um renovado materialismo histórico dialético advindo do pensador magiar. O fizemos apresentando, ao longo dessa primeira aproximação, as possibilidades que surgem a partir de tal interface para a compreensão, por exemplo, da cultura corporal.

Endereço: http://googleweblight.com/?lite_url=http://repositorio.unb.br/handle/10482/17257&lc=pt-BR&s=1&m=638&host=www.google.com.br&ts=1513867101&sig=AOyes_QmobEa3xS_ZrA6ljJ0qUimL1aocQ

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.