Contribuições da Merenda em Relação às Necessidades Nutricionais Diárias dos Escolares do Município de Tucunduva, Rs

Por: Elis Regina Dalla Costa, Emerson Carraro, Fernando Copetti, Maria da Graça Kolinski Callegaro, Maria Hahn Gonçalves e Phillip Vilanova Ilha.

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

A complexidade em que decorre o crescimento da criança, desde a sua concepção até a fase adulta, se traduz em um complexo sistema de equilíbrio entre a ingestão de alimentos e a quantidade de nutrientes que o organismo objetivou analisar a contribuição da merenda escolar quanto às necessidades energéticas e nutricionais dos escolares. Utilizou-se como referência as recomendações nutricionais do Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos para crianças nas faixas etárias de4a6e7a10 anos. A merenda escolar foi avaliada durante uma semana, anaiisando-se a composição dos ingredientes constantes nas preparações oferecidas nas escolas São José Operário(A) e David Bortoli(B) do município de Tucunduva/RS, para escolares de 4 a 10 anos. Os resultados demonstraram que a merenda da Escola(A) contribuiu com 28% e 25% das necessidades calóricas diárias recomendadas para as faixas etárias avaliadas, enquanto a Escola (B) contribui com 20% e 18% respectivamente. Com relação aos nutrientes analisados observou-se deficiências de Cálcio e principalmente vitaminaA na merenda oferecida pela Escola(A). Na escola(B) o Cálcio e as vitaminas A e C apresentaram-se em baixa densidade nos cardápios oferecidos. Pode-se concluir que a merenda fornecida em ambas as escolas contribuíram significativamente, tanto em níveis calórícos quanto em nutrientes analisados, o que demonstrou a efetividade desta como suprimento equivalente a uma substancial refeição diária. Algumas adequações poderão enriquecer e contribuir ainda mais para o equilíbrio nutricional e calórico da merenda.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.