Contribuições da Psicologia Para a Formação em Educação Física

Por: Ana Maria Falcão de Aragão Sadalla, Roberta Gurgel Azzi, Roberto Tadeu Iaochite e Walmor de Almeida Nogueira Largura.

Motriz - v.10 - n.3 - 2004

Send to Kindle


Resumo

Compreender o papel da Psicologia na formação em Educação Física pode ser interessante para o estabelecimento de interfaces com essa disciplina e possibilitar que a aplicação desse conhecimento seja feita por meio de um referencial que apóie as intervenções práticas. Esse estudo objetivou analisar a inserção da Psicologia na formação em Educação Física. Participaram do estudo 18 professores e 17 estudantes de Educação Física respondendo a um questionário sobre a inserção da Psicologia na formação e atuação em Educação Física. Os conteúdos mais citados foram as teorias da aprendizagem, do desenvolvimento e da educação. As contribuições pautaram sobre a compreensão da relação professor e aluno, avaliação, organização dos conteúdos e motivação. Ressaltamos que a contribuição da Psicologia na formação do educador físico necessita ser revista em função do conteúdo e da forma como este vem sendo transmitido frente às questões da teoria, da prática e da relação entre ambas. Palavras-chave: Psicologia, formação, Educação Física.

Endereço: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/10n3/08RIT.pdf

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.