Resumo

O presente estudo, de cunho qualitativo, que teve por objetivo identificar as contribuições da Teoria das Emoções e da Psicogênese de Henri Wallon na intervenção pedagógica em alunos com Deficiência Mental associada a Deficiência Visual, foi realizado por meio da análise do estudo de casos de cinco alunos portadores dessa deficiência, denominados neste trabalho de DM/DV. O delineamento do trabalho consistiu na observação, investigação e análise do processo de transformação de comportamentos dos alunos, tendo como foco o desenvolvimento socioemocional (relações consigo, com o outro e com o meio) e psicomotor (conquistas referentes ao esquema corporal), em função de uma intervenção pedagógica embasada na teoria walloniana, realizada no Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais, escola da Subsecretaria de Ensino Público do Distrito Federal, no período de agosto de 1991 a dezembro de 1998. Concluiu-se que o desenvolvimento dos alunos com DM/DV, depende de uma abordagem pedagógica que considere as nuanças e facetas de seu comportamento, procurando abordá-lo de acordo com suas necessidades momentâneas e respeitando seu estágio maturacional, com estímulos pertinentes que levem em conta variáveis inerentes à expressão do movimento corporal, como a emotividade, a espontaneidade e a individualidade.Nesse sentido, a Teoria de Henri Wallon mostrou-se meio eficaz na educação dos alunos com DM/DV, por propor uma Psicogênese do homem global em que o corpo é visto como um corpo que sente e deseja, com capacidades e impedimentos, frutos de uma história pessoal de vida, e que busca autonomia a partir da exploração do meio, permitindo sua expressão na direção de uma tomada de consciência de movimentos, sentimentos e atitudes, ampliando as possibilidades de desenvolvimento pessoal e social.

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